
ACAMPS 2015 na fazenda Jandaia
15 de janeiro de 2015Os benefícios cardíacos do chá verde
19 de janeiro de 2015O modo correto de comer frutas é desconhecido pela maioria das pessoas, que acabam por não tirar maior proveito de todas as vitaminas e nutrientes que fornecem para o corpo.
Há muitas culturas onde a tradição é comer frutas após as refeições, como sobremesa. Todavia, o que as pessoas desconhecem é que comer frutas após as refeições pode ser bastante prejudicial.
As frutas levam cerca de 20 minutos para serem digeridas, e passarem pelo intestino delgado, onde acontece a absorção da maioria dos nutrientes. Porém, quando as frutas são consumidas após as refeições, em especial as que tem alto valor protéico, de fécula, ou amido, que por regra levam muito tempo para serem digeridos, a fruta fica “presa” no estômago.
Com isso, começam a fermentar, e em alguns casos podem até ficar podres dentro do aparelho digestivo. Logo, não há nenhum valor nutricional que possa ser aproveitado neste caso. Pelo contrário, as consequências são negativas.
As frutas também não devem ser consumidas em conjunto com outros alimentos. O risco é de que aconteça o mesmo processo citado acima. É importante ter o conhecimento de que o efeito tóxico das frutas que apodrecem no estômago podem causar grandes incômodos físicos,e até condições graves.
Para que se tenha um exemplo mais concreto, quando se come morangos, kiwi ou cerejas junto com pedaços de carne, batatas ou alimentos que sejam ricos em proteínas, amido ou gordura, pode resultar em problemas com a digestão. Pode ocorrer colite, diarreia, e até dores no fígado.
O modo coreto de comer frutas é com o estômago vazio. Dessa forma, o sistema digestivo não terá que recorrer à mecanismos extras para concluir a digestão.
É recomendado por especialistas que se coma fruta após os exercícios físicos, e nos seguintes períodos:
Pela manhã, cerca de meia hora antes do café da manhã, à tarde, mais ou menos 4 horas após o almoço, ou cerca de 3 horas após o jantar.