VIII Caju Nordeste – Beberibe/CE

Com o tema “Aproveitamento integral e sustentável das potencialidades do cajueiro”, o município de Beberibe, a 79 quilômetros de Fortaleza sediou nos dias 23 de novembro de 2011 à 26 de novembro de 2011, o maior evento da cajucultura nordestina: o VIII Caju Nordeste, onde reuniu empresários e produtores de caju com o objetivo de aprimorar o cultivo e a mercantilização da fruta aqui no nordeste e fortalecer o movimento pela revitalização da cajucultura, liderado pela ASCAJU e pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC).

A maior luta do setor é conseguir ações governamentais e não governamentais para salvar a cadeia produtiva do caju no seu elo mais sensível que é o setor de produção. Foi aberto ao público e com acesso gratuito tendo com o público alvo representantes de agroindústrias, empreendedores rurais e agricultores familiares buscando acelerar o acesso do setor às inovações tecnológicas disponíveis e priorizou na programação painéis temáticos, cursos, mini-cursos, palestras, oficinas técnicas, clínicas tecnológicas e mesas redondas.

Dentre os assuntos debatidos estavam “A Cajucultura na Agricultura Familiar”, “Mini-fábricas de beneficiamento da castanha e do pendúculo do caju” e “”Uso eficiente da Biomassa do Cajueiro na geração de energia elétrica renovável”. Na programação paralela desta oitava edição constaram, ainda, a realização da Feira de Empreendedores do Caju, “Agricultura familiar e atividades consorciadas”, o “Festival gastronômico com comidas à base de caju”, o “Encontro Internacional de representantes de países produtores de caju na África e América Latina”, reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cajucultura e o “Encontro de Lideranças e Empreendedores da cadeia produtiva do caju para definição de um programa de recuperação da cajucultura regional. O Ceará tem, hoje, uma produção média anual de 85.000 toneladas/ano de caju, embora tenha uma capacidade de beneficiamento de 280.000 toneladas/ano. Sucos Jandaia esteve presente através do Diretor Industrial Sr. Eugênio Figueiredo buscando uma visão global do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *