Senac sedia VIII Jornada Cearense de Podologia
24 de setembro de 2012Sucos Jandaia presente no Lançamento da Pedra Fundamental da Igreja do Santíssimo Sacramento do Céu
26 de setembro de 2012Foi realizado no dia 10 de agosto de 2012, com o apoio da Comissão de Comércio Exterior, da Câmara Brasil Portugal no Ceará e da Câmara Brasil Angola no Ceará , na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o evento Canal aberto: Cabo Verde como HUB para a África.
Em formato de café da manhã, representantes de entidades ligadas à economia local, regional e nacional discutiram a retomada da rota Ceará-Cabo Verde como fomento de exportação de produtos do Nordeste do Brasil para a África. O embaixador de Cabo Verde, Daniel Pereira, representou seu país na ocasião. O evento serviu de retomada das negociações entre Brasil e Cabo Verde. “O Porto do Mucuripe já foi porta de saída das cargas cearenses destinadas ao país africano há oito anos. O que se busca agora é a retomada da rota, já que o porto tem proximidade de Cabo Verde e se encaixa como potencial distribuidor de exportações cearense”.
A Companhia Docas de Ceará foi uma das patrocinadoras do evento, com a Termaco Logística, e concentra sua participação na apresentação do Porto do Mucuripe, que se mostra como principal ponte na rota Ceará-Cabo Verde e tem importância fundamental na construção desse projeto. Canal Aberto Ceará – Cabo Verde é o resultado da sinergia criada ao longo dos últimos anos entre Sebrae, ABASE, CIN, FIEC, Câmara Brasil Portugal no Ceará, Câmara de Brasil-Angola no Ceará e Comissão de Comércio Exterior.
Eventos como o ENLP – Encontro de Negócios na Língua Portuguesa –, realizado em 2009, tendo à frente Rômulo Alexandre Soares, então presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, também contribuíram para que a discussão em torno da logística marítima voltasse a ser pauta nos mercados econômicos de Cabo Verde e Brasil, discussão que foi reforçada no ENLP de 2011, liderado por Jorge Chaskelmann, com a participação de Roberto Marinho.
Também merece destaque o Estudo de Logística Aérea e Marítima entre o Nordeste e a Costa Oeste Africana + Moçambique, contratado pela Abase à Ceará Trade Brasil em 2010. A Sucos do Brasil S/A esteve presente através do supervisor de exportação Sr. Martônio Moraes, buscando uma visão global no mercado internacional,especificamente do mercado em Cabo Verde.