Foi realizado no dia 10 de agosto de 2012, com o apoio da Comissão de Comércio Exterior, da Câmara Brasil Portugal no Ceará e da Câmara Brasil Angola no Ceará , na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o evento Canal aberto: Cabo Verde como HUB para a África.
Em formato de café da manhã, representantes de entidades ligadas à economia local, regional e nacional discutiram a retomada da rota Ceará-Cabo Verde como fomento de exportação de produtos do Nordeste do Brasil para a África. O embaixador de Cabo Verde, Daniel Pereira, representou seu país na ocasião. O evento serviu de retomada das negociações entre Brasil e Cabo Verde. “O Porto do Mucuripe já foi porta de saída das cargas cearenses destinadas ao país africano há oito anos. O que se busca agora é a retomada da rota, já que o porto tem proximidade de Cabo Verde e se encaixa como potencial distribuidor de exportações cearense”.
A Companhia Docas de Ceará foi uma das patrocinadoras do evento, com a Termaco Logística, e concentra sua participação na apresentação do Porto do Mucuripe, que se mostra como principal ponte na rota Ceará-Cabo Verde e tem importância fundamental na construção desse projeto. Canal Aberto Ceará – Cabo Verde é o resultado da sinergia criada ao longo dos últimos anos entre Sebrae, ABASE, CIN, FIEC, Câmara Brasil Portugal no Ceará, Câmara de Brasil-Angola no Ceará e Comissão de Comércio Exterior.
Eventos como o ENLP – Encontro de Negócios na Língua Portuguesa –, realizado em 2009, tendo à frente Rômulo Alexandre Soares, então presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, também contribuíram para que a discussão em torno da logística marítima voltasse a ser pauta nos mercados econômicos de Cabo Verde e Brasil, discussão que foi reforçada no ENLP de 2011, liderado por Jorge Chaskelmann, com a participação de Roberto Marinho.
Também merece destaque o Estudo de Logística Aérea e Marítima entre o Nordeste e a Costa Oeste Africana + Moçambique, contratado pela Abase à Ceará Trade Brasil em 2010. A Sucos do Brasil S/A esteve presente através do supervisor de exportação Sr. Martônio Moraes, buscando uma visão global no mercado internacional,especificamente do mercado em Cabo Verde.