Semana de Oficinas IEP Voluntários no movimento Nós Podemos ODM Brasil

Apoiado pela Sucos Jandaia e por uma rede de parceiros, o Instituto de Educação Portal – IEP estimula o protagonismo e o voluntariado em seus educandos que, através do Programa IEP Voluntários, desenvolvem ações sociais em suas comunidades, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Programa já existe no IEP há cinco anos e hoje temos jovens fazendo ações voluntárias nos presídios, APAE, escolas públicas, abrigos, dentre outros.

Visando fortalecer o Programa IEP Voluntários aos ODM, o Instituto de Educação Portal recebeu, entre os dias 27/07 e 31/07, a visita do palestrante Sr. João Evangelista, coordenador regional Norte e Nordeste da VIA (Voluntários Internacionais em Ação) e membro do Núcleo Gestor do Movimento Nós Podemos Ceará. Evangelista é Professor de História, Psicopedagogo, Educador Social, Gerente de Projetos Sociais e trabalha com voluntariado há mais de 20 anos. Sua contribuição proporcionou aos educandos do IEP uma visão mais ampliada e clara sobre os Objetivos de desenvolvimento do Milênio e voluntariado.

O palestrante fomentou oficinas para os jovens do IEP com o intuito dos mesmos focarem suas ações de voluntariado dentro dos ODM. A sequência de oficinas teve início na manhã do dia 27/07 com os 19 educandos da turma de Assistente Administrativo na Faculdade Fametro, onde funciona a Unidade IEP em Fortaleza. Nas oficinas foram abordados temas relativos à participação de cada indivíduo para o fortalecimento das ações coletivas e que a responsabilidade social é de todos nós. Foi dado um destaque em especial às ações de voluntariado, resgatando a importância do voluntário e a elaboração de projetos sustentáveis e viáveis para a comunidade.

No dia 29/07, pela manhã, a oficina contou com a participação de 90 educandos dos cursos de Operador Têxtil Polivalente, Costura Industrial, Serviços de Vendas, Auxiliar Administrativo e Mecânica à Diesel. À tarde, o total foi de 40 educandos dos cursos de Operador Têxtil Polivalente e Costura Industrial, todos a Unidade de Pacajus, que atende jovens também de Horizonte, Itaitinga e Chorozinho. No dia 30/07, foram capacitados cerca de 94 educandos dos cursos de Mecânica de Automóveis, Alimentador de Linha deProdução e Auxiliar Administrativo no turno da manhã; e 40 educandos dos cursos de Alimentador de Linha de Produção, Auxiliar Administrativo, Turismo e Hospitalidade no turno da tarde. A programação foi realizada no Núcleo de Arte, Educação e Cultura – NAEC, onde funciona a Unidade do IEP no município de Eusébio. Finalizando a semana de oficinas, João Evangelista ministrou no dia 31/07 no município de Pacajus com as turmas de Gestão da Qualidade e Logística, manhã e tarde, totalizando, respectivamente, 35 e 20 educandos. Mas as atividades deram continuidade no dia 03/08, onde uma turma de 19 educandos de Fortaleza participou de uma capacitação voltada para elaboração de projetos para atender o público idoso do Lar Torres de Melo, uma instituição de alta complexidade que abriga 220 idosos. Já no dia 16/08, as atividades foram realizadas na Empresa Sucos Jandaia, com uma Palestra de Sensibilização para os ODM BRASIL, sendo direcionada para os gestores de diversas áreas da empresa. Ao todo, foram capacitados cerca de 460 jovens. No final das atividades de cada oficina, os alunos foram orientados a elaborar projetos e fazer parte do Programa IEP voluntários, o qual incentivou os alunos a elaborar e aplicar projetos nas suas comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *