SEM ENERGIA? Saiba como uma boa alimentação pode melhorar a sua disposição

Muitas vezes sentimos um cansaço antes mesmo de praticar uma atividade física. E isso pode comprometer todo o seu treinamento, pois a falta de disposição impede que realizemos os exercícios de forma correta. E o mesmo vale para as atividades do dia-a-dia, que também requerem um aporte de nutrientes específicos.

Os alimentos são classificados em três grupos: os construtores (ricos em proteína, cálcio e ferro, cuja função é ajudar o organismo em sua renovação e fortalecimento), os reguladores (fontes de vitaminas e minerais, necessários em todas as funções vitais) e os energéticos (ricos em carboidratos e gorduras, cuja função é fornecer energia para o corpo).

E aqui nos deparamos com um grande mito: carboidrato é necessário sim, e muitas pessoas teimam em excluí-lo completamente de sua alimentação. A energia oriunda dos carboidratos é a principal fonte energética utilizada pelo nosso organismo. Esse mito acontece porque o excesso de carboidrato pode ser convertido em gordura e armazenado em nosso organismo. Porém isso não quer dizer que devemos retirá-lo de nossa dieta. Basta saber quanto e como comer.

Priorize os alimentos ricos em carboidratos complexos e com pouca gordura. Os alimentos integrais contém fibras que controlam o aumento da glicemia, impedindo picos que podem favorecer o acúmulo de gordura corporal.

Alimentos como pães, massas e cereais são boas fontes de carboidrato complexo e podem melhorar sua disposição para as atividades. Começar o dia com uma refeição composta por pães e frutas garante um aporte energético que lhe trará disposição para todo o dia. Alimentos fontes de proteínas como leite, carnes e ovos também podem ajudar, já que nos deixam alerta.

Existem ainda alguns suplementos energéticos que podem dar aquele “empurrãozinho” necessário para realizar nossas tarefas. Porém suplementos só devem ser consumidos sob indicação de um profissional de saúde.

O ideal é seguir um plano alimentar adequado às suas necessidades, sem grandes intervalos entre as refeições, e repleto de frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais necessários para todas as atividades do nosso organismo.

Alimentar-se de 3 em 3 horas garantirá um aporte de energia para o funcionamento do seu organismo. Saúde Sempre!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *