Recupere seu corpo com antiinflamatórios naturais: alimentos pró-ativos
26 de fevereiro de 2012Sucos Jandaia 500ml – O melhor suco na melhor embalagem
29 de fevereiro de 2012Seja qual for seu objetivo, pedalar faz bem à saúde e ainda ajuda a combater os quilos a mais. Além das vantagens para a saúde, a bicicleta é o veículo mais econômico e menos poluidor. Com um passeio de apenas 40 minutos é possível q ueimar cerca de 300 calorias, e se mantiver este ritmo por mais de dois meses, irá notar que as suas pernas ficarão 25% mais fortalecidas e os músculos do abdômen mais tonificados.
“Um exercício aeróbico, é ainda excelente para regularizar os níveis da tensão arterial, triglicéridos e colesterol. No entanto, há aspectos que não se deve descuidar ao praticar este esporte: use sempre capacete, caneleiras e proteções para os joelhos e cotovelos. Se o passeio for depois de ter escurecido, é também fundamental vestir um colete refletor e usar painéis luminosos e luzes na bicicleta”, afirma o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
Motivos para você começar a pedalar
1-Quando você anda de bicicleta, a força que exerce sobre os pedais desenvolve a musculatura das pernas e você também adquire um físico mais vigoroso.
2- Está atividade física evita o contato de impacto com o solo, eliminando os riscos de uma ruptura de ligamentos. Em termos aeróbicos os benefícios são os mesmos, além disso, pedalar fortalece os músculos da perna e do coração, combate à flacidez das pernas, melhora a circulação sangüínea e ajuda na queima de calorias.
3- O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Use tênis, qualquer modelo, desde que confortáveis. As bicicletas devem ter guidão alto, para evitar esforços na coluna. A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas.
4-O ciclismo não oferece risco algum, a não ser as quedas. Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários. Ainda é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.
5-Antes de iniciar qualquer tipo de exercícios é recomendável procurar um médico para obter informações.
Percursos
As pessoas, antes de iniciar qualquer atividade física, como por exemplo caminhar, devem ter o cuidado de se orientar com especialista sobre a necessidade ou não de alguns exames médicos. As pessoas que iniciam no ciclismo com grandes percursos, ou que desejam entrar em forma de uma hora para a outra, devem lembrar que isto pode ser prejudicial à saúde com conseqüências imprevisíveis. O aumento de exercício deve ser gradual e qualquer alteração nas condições físicas deve ser comunicada a um especialista.
A vestimenta deve ser leve: Os tecidos sintéticos ou emborrachados são desaconselháveis porque impedem a transpiração natural. Tênis acolchoados, com palmilhas que amortecem o impacto do pé contra o solo são os melhores. Pedalar ainda é um exercício lúdico, estimula a convivência social e em família. Os melhores lugares são parques e ciclovias, pedalar ainda é indicado para as pessoas gordinhas porque exige menor esforço para executar a tarefa, principalmente para as crianças.
Dicas para quem pedala na rua
Trânsito é previsível, tem lógica, responde à física. Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é previsível. Todo acidente é causado por um erro, uma falha. Se não houver erro ou falhas, não haverá acidente. É óbvio, parece uma afirmação besta, idiota, mas não é, muito pelo contrário. Quem compreende esta verdade, entende o que é segurança no trânsito e praticamente zera a possibilidade de um acidente. Antes de culpar o outro, descubra qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito.
Para o ciclista em qualquer lugar:
1. seja educado
2. obedeça as leis de trânsito
3. sempre sinalize suas intenções
4. use roupas claras ou chamativas
5. mantenha os refletores limpos
6. evite ruas e avenidas movimentadas
7. mantenha-se à direita e na mão de direção
8. não faça zig-zag: procure pedalar mantendo uma linha reta
9. aprenda a ouvir o trânsito
Para o motorista
1. faixas de rodagem são calculadas para a passagem de um veículo por vez
2. a maioria dos motoristas não pedala, portanto não sabe como a bicicleta se comporta em movimento
3. a diferença de velocidade entre uma bicicleta e um automóvel é grande e o tempo de reação do motorista é baixo
4. motoristas precisam prestar atenção em muita coisa ao mesmo tempo. A bicicleta é visualmente o menor dos veículos no trânsito, portanto o mais difícil de ser percebido
5. motoristas de qualquer veículo grande não tem uma boa visibilidade externa, portanto o ciclista deve guardar distância
6. um carro ou uma moto freiam mais rápido que uma bicicleta
7. a bicicleta desaparece no ângulo formado pela coluna de um carro
Para maiores informações sobre segurança no pedal, leia o item 4 da lista abaixo. Saúde a todos!
Fontes:
1. Bruno Andrade Costa, Fisioterapeuta , especialista em fisioterapia músculo- esquelética.
2. http://www.helplink.com.br/noticias/?p=361
3. http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3735&ReturnCatID=763
4. http://www.praquempedala.com.br/blog/2011/02/tem-medo-de-pedalar-no-transito-leia-o-artigo-pode-te-ajudar/