O Poderoso ômega-3 … Você conhece seus benefícios à saúde?

Os ácidos graxos ômega 3 são chamados de “essenciais” porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras. A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colestrol bom HDL. Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos. Podemos encontrá-lo nas nozes, castanhas, peixes especialmente de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja e milho

Atualmente, um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do omega 3 para o coração e todo sistema circulatório. Incluímos:

  • Atividade antiinflamatória;
  • Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e
  • Redução da pressão arterial.

Os benefícios do omega 3 estendem-se também para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

  • Diabetes;
    Acidente vascular cerebral (derrame);
    Artrite reumatóide;
    Asma;
    Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
    Alguns tipos de câncer;
    Declínio mental.
    Alguns estudos também indicam que o Omega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Cada um das três gorduras (Ômega 3, 6 e 9) possui uma função quando ingeridas e estão presentes em diversos alimentos, podendo estar em grandes quantidades em um mesmo alimento.

Fontes de Gorduras Insaturadas
» Abacate
» Óleos vegetais (como os de oliva, gergelim, soja, girassol e óleo extra virgem de coco)
» Cacau (chocolate amargo)
» Castanha do Pará, amêndoas, nozes e avelãs
» Linhaça
» Salmão, sardinha, atum e trufa
» Amendoim

O consumo frequente de gorduras insaturadas aumenta a imunidade do organismo e diminui o risco de doenças degenerativas.

fontes: guiadadieta // uol saúde

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