Acabe com o Estresse, antes que ele acabe com você!
8 de novembro de 2011A Vitamina C é um poderoso antioxidante e tem muitos outros benefícios
17 de novembro de 2011Uma crianças deve ingerir:
Proteínas: As proteínas, são as que proporcionam um nível de energia constante. Cada criança deve ingerir duas porções de carne, frango, peixe, tofu ou ovos por dia.
Peixe: O peixe de água fria,como o do bacalhau, salmão e arenque devem estar presentes na dieta alimentar das crianças, pois quanto mais depressa elas se habituam ao seu consumo regular, que deve ser de 2 ou 3 porções por semana.
Legumes: Embora a maioria das crianças parece ter uma enorme aversão a tudo o que seja legumes, este é um alimento fundamental para a dieta alimentar da criança. Deve ser consumida diariamente, faça questão de variar não só entre os tipos de legumes disponíveis, como na forma como são cozinhados (por vezes salteados, outras vezes crus, por exemplo). Certifique-se que escolhe legumes muito coloridos – para além de serem mais apelativos para as crianças, contêm mais nutrientes.
A fruta : Tem a mesma importância que os legumes e deve estar presentes todos os dias na alimentação infantil não é tão difícil como parece – é importante que a criança experimente todo o tipo de fruta, mas de preferência apenas o que estiver em época. Tudo o que for orgânico é sempre melhor para a criança e mais uma vez, escolha fruta com cores vivas para assegurar a presença indispensável dos nutrientes.
Integral sempre que possível.
Se acha que os cereais integrais são um alimento exclusivamente adulto e pouco apropriado para as crianças, está enganado. Deve sim privilegiar todo tipo de cereais integrais, optando sempre que possível pela versão integral de pão, cereais, massa e arroz.
Nozes & Sementes. Um menu infantil também deve conter uma grande variedade de nozes e sementes. Para além de serem uma excelente solução para a hora do lanche ao invés de bolacha ou outra guloseima
Água: Certifique-se que a criança bebe água suficiente todos os dias – mesmo que ela não peça. Por serem mais pequenas, as crianças podem ficar desidratadas mais fácil e rapidamente do que um adulto .
Hábitos alimentares. Vigie os hábitos alimentares da criança – se ela insistir em comer sistematicamente os mesmos alimentos (e você deixa porque é a única maneira de ela comer), a criança pode estar a ser privada de vitaminas e nutrientes fundamentais para o seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, quanto mais tempo permitir esse tipo de hábito, mais difícil será introduzir novos alimentos no dia-a-dia da criança. Nunca se esqueça que a variedade é fundamental na alimentação infantil.
por Daiane Anara dos Santos – Nutricionista CRN:7288p
originalmente postada em : http://saborsaudavelalimentos.wordpress.com/2011/09/09/a-alimentacao-infantil-deve-ser-variada-e-o-mais-saudavel-possivel/