Conheça a Jandaia

A Jandaia é uma empresa genuinamente brasileira que alia tradição, modernidade e inovação, sempre buscando o desenvolvimento de novos produtos e processos. Fundada em 1941, somos pioneiros no lançamento de diversos segmentos de produtos, como por exemplo o suco de caju integral e a utilização de embalagens TetraPak para sucos prontos para beber.

Trabalhamos com diversos tipos de frutas; abacaxi, acerola, goiaba, manga, uva, pêssego, caju e muito mais. E por falar nele, o caju, nativo da região onde a Jandaia nasceu, é plantado em nossa própria fazenda, sendo responsável por inúmeros empregos diretos e indiretos em toda a sua cadeia produtiva, o que nos transforma na única empresa do país com plantação e produção próprias.

A Jandaia é também responsável pela geração de diversos empregos diretos e indiretos através da compra da matéria-prima de pequenas propriedades agrícolas, sempre próximas ao local de produção de nossos sucos, além dos vários representantes e distribuidores espalhados por todo o Brasil, priorizando a qualidade e o cuidado, seja no cultivo, na aquisição de frutas e matérias-primas de fornecedores responsáveis ou no envase / embalagem dos produtos, utilizando o que há de mais moderno no país.

Nossa Linha Comercial

Atualmente possuímos mais de 40 diferentes tipos de produtos, de sucos concentrados líquidos, perfeitos para quem quer curtir o puro sabor da fruta, a néctares prontos para beber em embalagens TetraPak e latinhas para fazer seu consumo OnTheGo mais leve a qualquer momento do dia (ou da noite). Acreditamos também na importância de levar uma vida cada vez mais LEVE. No pensar, no agir, no deixar acontecer naturalmente. Porque a gente não precisa fazer as coisas correrem, mas deve sim fazer a vida fluir como um sonho bom, cheinho de sabor.


Acreditamos que é necessário dividir para conquistar … sempre! Por isso, e buscando atender da melhor forma e com maior rapidez ao mercado, a Jandaia optou por colocar-se também próxima a grandes centros, o que facilita tanto a produção como a chegada de nossos produtos ao consumidor final. Se queremos atender o Ceará, damos preferência para a compra de insumos e fabricação de nossos produtos na Terra de José de Alencar ou região. Se o objetivo é atender os estados do sudeste como São Paulo e Rio de Janeiro, escolhemos produtores próximos para garantir insumos sempre mais frescos e uma cadeia produtiva mais ágil, além de aumentar a confiabilidade na entrega dos pedidos, mesmo em períodos de sazonalidade!

Importante também mencionar que possuímos um departamento dedicado exclusivamente ao Food Service, pois o mercado de alimentação fora de casa cresce a cada dia e a Jandaia não fica de fora desta tendência. Apoiados em uma ampla rede de Distribuidores no segmento, possuímos produtos, serviços e opções de atendimento específicos para quem fornece refeições e tem demandas diferenciadas do consumidor regular. Por isso, se você faz parte desta equação, entre em contato conosco.

Preocupação com o Meio Ambiente e nossa Responsabilidade Social

O cuidado com a natureza é uma constante para a Jandaia. Possuimos e apoiamos projetos nesta área, avaliamos aspectos ligados ao meio ambiente e sustentabilidade de nossos parceiros e fornecedores, fazendo também o dever de casa com o uso de embalagens 100% recicláveis, sejam de plástico, alumínio ou Tetra Pak, utilizadas nos produtos da empresa.

Além de tudo isso, a Jandaia e a empresa inauguraram em parceria um projeto fotovoltaico na cidade de Pacajus, estado do Ceará, com capacidade instalada para suprir aproximadamente 93% do consumo de energia da fabrica matriz da empresa. O volume de energia gerado seria suficiente para abastecer aproximadamente 672 residências por mês e evitará a emissão de 728 toneladas de CO2 na atmosfera.

E quando o assunto é Responsabilidade Social, a vitalidade da empresa e a responsabilidade com a área social fazem da Jandaia um importante patrocinador de atividades culturais e esportivas, além de ser um apoiador de diversos programas sociais, colaborando com o desenvolvimento da sociedade, da comunidade e do país no qual nossa empresa está inserida, o que faz com que tenhamos uma sociedade mais justa, consciente e democrática.

Temos portanto o maior prazer em colaborar com esse desenvolvimento social e ajudar instituições que transformam a vida de pessoas para melhor e, por isso, a Jandaia é parceira do IEP - Instituto de educação Portal, que surgiu como uma resposta às necessidades sociais e de qualificação profissional da cidade de Pacajus> e regiões circunvizinhas, sendo um conector de transformações sociais através da educação, atuando em um sistema ampliado de rede social, compreendendo diversos parceiros incluindo empresas privadas, organismos públicos e federações, concretizando ações conjuntas em rede e o desenvolvimento de projetos na área de educação profissional de jovens, bem como a inserção no mercado de trabalho. Aproveitamos a oportunidade e convidamos você para conhecer um pouco mais sobre o belo trabalho que o IEP realiza no Ceará e tudo que já conquistou em um curto espaço de tempo.

Sustentabilidade Jandaia

Promover um desenvolvimento sustentável através de uma maior eficiência e inovação em tecnologias amigáveis e desenhadas para proteger o meio ambiente, reduzir os impactos ambientais e permitir a evolução contínua de indicadores de eco eficiência é nossa missão. Capacitamos nossos colaboradores para a prática benéfica em prol do meio ambiente e, claro para o uso racional da água, sempre com a promoção de programas de conscientização e de educação ambiental, além de monitoramento através de indicadores de eco eficiência, pois o consumo sustentável da água e energia são componentes fundamentais para a produção de nossos produtos.Em nossa fábrica matriz, a Jandaia protege mais de 2.500 hectares de vegetação natural e, com sua poda, geramos biomassa que é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico, fonte energética renovável e de baixo custo, o que também permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias.

A Jandaia desenvolveu uma estação de geração de energia solar em seu parque industrial na cidade de Pacajus, que pretende colaborar com a economia de energia de uma forma sustentável, pois todo o projeto relacionado à sustentabilidade energética é baseada em um conceito de energia fotovoltaica, sendo capturada por painéis solares e armazenada em uma central estacionária responsável por gerar energia necessária para ligar as máquinas da fábrica.

Esta energia também é ambientalmente limpa, silenciosa e segura, emergindo como uma solução viável para os problemas de energia em todo o mundo e seu processo de implantação foi realizado em aproximadamente cinco meses, desde a pesquisa de mercado sobre os sistemas existentes, seleção e definição do que seria apropriado para empresa, do melhor terrenos e etc.

Os três Rs representam a ‘Hierarquia dos Resíduos’, que lista as melhores maneiras de gerenciar o lixo – do mais ao menos desejável. A Jandaia qualifica sua equipe não só para praticas internas, mas também para praticas que poderão ser aplicadas no dia-dia de seus funcionários, adotando postura ecologicamente correta.

  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial e, para isso, é necessário também que os consumidores adotem hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos e sacos de pano e outras embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés daquelas descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem! Com um pouco de imaginação e criatividade, podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como para o energético. Com a utilização racional de recursos como a água e energia, e a menor geração de resíduos e efluentes em todas as nossas unidades, garantimos um menor impacto no meio ambiente além de participar de projetos sociais em qualificação profissional de jovens, assim colocamos em evidencia nosso compromisso com a busca da excelência em nossas operações e responsabilidade social.