Acerola e seus Benefícios

Acerola é uma fruta pertencente da família das ” Malpighiaceae “. Também conhecida como cereja-das-antilhas e cereja-de-barbados, leva estes nomes, devido a sua origem e semelhança com a cereja e foram os europeus que deu estes nomes. Sua origem é nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Foi introduzido no Brasil por volta de 1955, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, desde então tem-se feito pesquisa e divulgação desta rica fruta. E hoje é comum encontrar acerola, nos quintais, sítios, chácaras e fazendas. No Brasil acredita-se que há cerca de 10.000 ha. E a região do Nordeste que mais se destaca, principalmente nos estados: da Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Rica em minerais como: cálcio, cobre, cromo, ferro, magnésio, manganês, potassio e zinco. Tem um grande destaque na quantidade de vitaminas A, B1, B2, B3 e principalmente a vitamina C, sendo conhecida pelo o seu alto teor de vitamina C, destacando-se dentre todas as frutas. Em cada 100g de acerola pode ter de 1000 a 1500mg de ácido ascórbico (vitamina C), sendo a campeã deixando em segundo lugar o caju com 200mg e em terceiro lugar fica a laranja com 45mg. Ou seja um copo de suco da acerola pode ter cerca de 80 vezes mais do que o suco de laranja. Significa que era necessário consumir 120 laranjas para ter a quantidade de vitamina C da acerola.

Importância da Vitamina C

A vitamina C tem um papel importante nos tratamento de mais de 40 tipos de doenças. E a acerola, por ser rica em vitamina C antioxidante, é uma poderosa arma preventiva contra o câncer. Experiências mostram também que a ingestão diária de vitamina C, tem sido de grande poder no tratamento de doenças degenerativa. Ainda a acerola tem-se revelado importante nos tratamentos de gripe, resfriado, doença pulmonar, tuberculose, distúrbios hepáticos, estresse, reumatismo e varicela.

Benefícios da vitamina C

• O ácido ascórbico é indispensável na síntese de colágeno, fibra que participa da composição dos tecidos de revestimento.
• Na pele, as mucosas e o tecido cicatricial são exemplos de estruturas que utilizam colágeno
• A vitamina C aumenta a resistência global das mucosas e fortalece o corpo contra ataque de microorganismos
• Estudos revelam a importância da vitamina C no fortalecimento do sistema imunológico, no tratamento de Gripe, resfriado, alergia e Bronquite
• É útil na formação de dentes, ossos, na produção de glóbulos vermelhos
• Ajuda prevenir infecções no fígado, vesícula biliar e de pulmão
• Ajuda na absorção de ferro.
Para finalizar, perguntamos: vai um Suco Jandaia de Acerola aí?